quinta-feira, 26 de março de 2009

Bial



A empresa Bial foi criada no ano de 1994, o seu objectivo é incentivar o estudo cientifico de Homem, apoiando todos aqueles que se iniciam no caminho da investigação, da ciência e do conhecimento.

Fonte: http://www.bial.pt/

terça-feira, 24 de março de 2009

Processo de Qualificação de Serviços Analíticos


O autor deste PowerPoint, Irene Goldstein, tem como objectivo dar a conhecer a importância dos “Processos de Qualificação de Serviços Analíticos”.
Da conhecer o processo de um laboratório Analítico, como atingir essa qualificação e quais as normas a utilizar.
Enunciando as vantagens e as etapas, definindo os processos usados para assegurar as directivas usadas no sistema de Qualificação.

Goldstein, I. (2007). Processo de qualificação de serviços analiticos. Acedido em: 24,Março, 2009:
http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=processos+de+qualifica%C3%A7ao+analiticos&meta=&aq=f&oq

Tecnicas e Operações Unitárias em Química Laboratorial


O livro “Técnicas e Operações Unitárias em Química Laboratorial”, escrito pelo autor: Armindo Pombeiro, pretende fornecer as bases de conhecimento e a descrição de operações unitárias e técnicas laboratoriais, de química preparativa e analítica.
Não só clássicas como outras mais recentes e, por vezes, mais elaboradas e recorrendo a equipamentos mais sofisticados, embora não menos importantes em ciências bioquímicas e farmacêuticas.
Entre estas técnicas figuram diversos tipos de cromatografia (de alta eficiência, por exemplo), técnicas electroforeticas e técnicas de vácuo e atmosfera inerte.



Pombeiro, A. (2003). Técnicas e Operações Unitárias em Química Laboratorial. 4º. Edição, Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Controlo Estatistico do Processo "Cartas de Controlo"

Este documento “em pdf”, foi realizado pelo doutor Noronha. Este documento tem como objectivos mostrar o quanto é importante a utilização de cartas de controlo para um bom controlo de qualidade nos Laboratórios.
Fala a cerca das vantagens da utilização das cartas de controlo e como devemos interpretaras.
E por fim enuncia alguns exemplos de cartas de controlo que se podem utilizar.


Noronha, (2005). Controlo Estatístico do Processo Cartas de Controlo. Acedido em: 19, Março, 2009: http://www.esac.pt/noronha/cq/pdf/CEP%20-%20cartas%20controlo%20(CQ2005).pdf

Controlo de Qualidade em Laboratório Químico


Esta apresentação foi realizada pelo Ferm. – Bioquímica Consuelo Rico Salgueiro, responsável da Qualidade do Sector Laboratório de Campinas.
Tem como objectivo alertar a importância e a necessidade do Controlo de Qualidade em Laboratório Químico.
Aborda o tema de controlo Interno e Controlo Externo, os Indicadores do controlo de Qualidade e a importância das Cartas de controlo.


Salgueiro, C. R. (ano). Controlo de Qualidade em Laboratório de Química. Acedido em: 19, Março, 2009:
http://www.asec.com.br/v3/docs/Doc_Encontro07ConsueloSalgueiro.pdf

Centro Tecnologico das Industrias Textil e do Vestuario de Portugal


O CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal tem como missão o apoio ao desenvolvimento das capacidades técnicas e tecnológicas das indústrias têxtil e do vestuário.
Promovendo o fomento e a difusão da inovação, da promoção da melhoria da qualidade e do suporte instrumental à definição de políticas industriais para o sector, contando actualmente com cerca de 600 associados e 1500 clientes activos.
Com instalações em Vila Nova de Famalicão e na Covilhã, no seio das indústrias têxteis e do vestuário, o CITEVE desenvolve a sua actividade em diversas áreas:






  • Testes e ensaios;

  • Tecnologias, consultoria e desenvolvimento;

  • Certificação de produtos;

  • Design e moda;

  • Formação;


Fonte: http://www.citeve.pt/

quarta-feira, 18 de março de 2009

Segurança em Laboratório e Noções Básicas de Resíduos Laboratoriais

Esta apresentação foi realizada pela Dr. Elza Martins Ferraz, que pertence ao Laboratório de Genética. Tem como objectivo permitir o estabelecimento de boas práticas em Laboratório de ensino e pesquisa. Assim como promover o conhecimento das diferentes áreas sobre a responsabilidade para com os resíduos gerados nos Laboratórios.

Nesta apresentação são abordados os seguintes temas:

  • A segurança no Laboratório;
  • O comprometimento da Equipa;
  • A importância dos (EPI´s) – equipamentos de protecção colectiva e individuais;
  • Praticas segurança no Laboratório;
  • Acidentes de trabalho;
  • Prevenção de doenças e acidentes;
  • Cuidados com os equipamentos e produtos;
  • Armazenamento correcto de reagentes químicos;
  • Derramamento de produtos químicos.

Ferraz, E. M: (2008). Segurança em Laboratório e Noções Básicas de Resíduos Laboratoriais. Acedido em: 18, Fevereiro, 2009: http://www.genetica.esalq.usp.br/pub/seminar/EMFerraz-2008-Palestra.pdf