quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ipatimup



O IPATIMUP, instituto da patologia molecular e imunologia da universidade de Porto - é uma associação não lucrativa confidencial do serviço público, fundada em 1989 sob a égide da universidade de Porto.

Lipor



A LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto – é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos produzidos pelos oito municípios que a integram : Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.




Laboratorios Vitoria, S. A.



O Laboratórios Vitoria, S. A. , tem como base a filosofia comercial de acordo com licenciamentos de produtos.
Os Laboratórios Vitória estão inseridos no Grupo Farmacêutico FAES FARMA . Este grupo ibérico, com presença em vários continentes, participa na estrutura accionista dos Laboratórios Vitoria desde a sua origem.

Operações de Separações Sólido-Liquido

Neste documento podemos ver operações de Separação Solido-liquido mais importantes que são empregadas em industria química.


Departamento de Engenharia química e de Engenharia de Alimentos. (s.d). Operações de Separações Sólido-Liquido. Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina. Acedido em: 30, Abril, 2009: http://www.enq.ufsc.br/muller/operacoes_unitarias_qm/Sedimentacao.pdf

Desenvolvimento de um sistema de filtração e titulação para determinação da acidez de ácidos húmicos

A Filtração é a separação de um sólido de um líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio poroso capaz de reter as partículas sólidas.
Titulação é o processo empregado em Química para se determinar a quantidade de substância de uma solução pelo confronto com uma outra espécie química, de concentração e natureza conhecidas.
Através deste documento podemos desenvolvimento de um sistema de filtração e titulação para determinação da acidez de ácidos húmicos.


Prada, A. G. S. at al. Desenvolvimento de um sistema de filtração e titulação para determinação da acidez de ácidos húmicos. Química. Nova. 1999, vol.22, n.6, pp. 894-896. Acedido em: 30, Abril, 2008: http://www.scielo.br/pdf/qn/v22n6/2595.pdf

Introdução á Cromatografia com Ênfase Em Material Biológico



Este Livro, abrange todos os temas relacionados com Cromatografia.
Podemos ver a evolução da historia da cromatografia e o seu desenvolvimento.
Podemos também ver algumas experiências relacionadas com este tema e de fácil realização.
Por este motivo, podemos dizer que é um livro importante para quem se interessa a cerca deste assunto.

Siquera et al. (s.d). Introdução á Cromatografia com Ênfase Em Material Biológico. Edipuscrs. Porto Alegre.



sexta-feira, 24 de abril de 2009

LAPEQ

LAPEQ é um grupo de pesquisa da Faculdade de Educação da universidade de São Paulo.
Este grupo danos a conhecer uma linha de pesquisa, animação, simulação, vídeos, sequências de ensino para Ciência e Química.

Fonte: http://quimica.fe.usp.br/

Cromatografia em coluna

A cromatografia em Coluna, é uma tecnica de separaçao muito utilizada em laboratorio.
Neste animaçao que aquo temos podemos mostra interativamente a realização de um experimento de cromatografia em coluna.


Lapeq/Feusp (2005). Cromatografia em Coluna. Acedido em: 24, abril, 2009: http://www.lapeq.fe.usp.br/labdig/animacoes/

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Suas Utilidades Nos Laboratórios

Os Equipamentos de protecção é importante em todos os locais de trabalho, porem num laboratório são tão ou mais precisos que nas outras áreas. Pois os técnicos lidam todos os dias com produtos tóxicos, inflamáveis, corrosivos entre outros...


Por esta motivo todas as entidades tem de ter cuidado e preservarem os seus técnicos e os seus laboratórios.

Universidade federal de Alfenas (ano). Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Suas Utilidades Nos Laboratórios. Acedido em: 23, abril, 2009: http://www2.unifal-mg.edu.br/riscosquimicos/?q=epis

Equipamento de uso corrente em Laboratório

È importante para todos os que se interessam por esta área, perceberem minimamente como funciona um laboratório. Para isso é importante ter presente alguns Equipamentos de uso corrente no Laboratório.

Labnet (2003). Equipamentos de uso corrente no laboratorio. Acedido em: 23, abril, 2009: http://www.jcpaiva.net/files/ensino/alunos/20022003/tecn/020303139/lABNET/Equipamento.htm

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Mestrado, Algarismos significativos e notaçao cientifica

Este mestrado tem como objectivo como se processa ensino-aprendizagem do objecto " Mensuração Algarismos significativos e notação cientifica".


Martins dos Santos, A. (2002) Mensuraçao, algarismos significativos e notaçao cientifica: um estudo diagnostico do processo ensino-aprendizagem considerando o calculo e a precisao de medidas. Tese do mestrado de matematica. Pamtificia Universidade, São Paulo, 195pp. Acedido em: http://www.pucsp.br/pos/edmat/ma/dissertacao_ailton_martins_santos.pdf

Técnicas de segurança em laboratórios regras e práticas

As boas praticas são necessárias para não expor pessoas e situações perigosas, com risco a saúde e prevenir perda de tempo com acidentes e estragos de ordem humano e material.

Por esse motivo é muito importante sensibilizar todos os técnicos e entidades pela importância da segurança e regras que se devem cumprir num laboratório.

Ferraz, F. C. e Feitoza, A. C. (2004) Técnicas de segurança em laboratórios regras e práticas. Edição de Hemus, São Paulo.

Fundamentos de quimica experimental

Obra elaborada para estudantes dos primeiros anos dos cursos universitários de química, para professores e interessados no assunto. Escrito em linguagem tão simples quanto possível, apresenta experimentos introdutórios para orientar todos.

Neste livro temos temas como:

  • Densidade de Líquidos;
  • Técnicas de Volume;
  • pH, indicadores;
  • Entre outros assuntos;

Constantino, M. G. e Silva, G. V. J. (2004). Fundamentos de química experimental. Edição de EdUSP, São Paulo.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Analise Química Quantitativa



Análise Química Quantitativa apresenta os princípios da Química Analítica de uma maneira clara e objetiva e mostra como esses princípios podem ser aplicados em química e outras disciplinas relacionadas - especialmente nas ciências da vida e ambientais. Os assuntos são apresentados de uma maneira rigorosa, de fácil leitura e atraente, independentemente de o principal interesse do leitor ser ou não ser química.



Harris, D. C. (2008). Analise Química Quantitativa. 7ª Edição, LTC ( grupo GEN). Rio de Janeiro




quinta-feira, 2 de abril de 2009

Cromatografia

A cromatografia (do grego χρώμα:chroma, cor e γραφειν:"grafein", grafia) envolve uma série de processos de separação de misturas. A cromatografia acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma estacionária (fixa) e outra móvel. A grande variabilidade de combinações entre a fase móvel e estacionária faz com que a cromatografia tenha uma série de técnicas diferenciadas.

Wikípedia (2009). Cromatografia. Acedido em: 1, abril, 2009:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cromatografia




Neste caso temos a exemplo de uma cromatografia em papel de uma cante de tinta preta.

Stora 97 (2007). Cromatografia. Acedido em: 1, abril, 2009: http://www.youtube.com/watch?v=GHPIw4tkZSU

Decantação

A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogéneas de sólidos com líquidos.

Wikípedia (2009). Decantação. Acedido em: 1, abil, 2009: http://pt.wikipedia.org/wiki/Decanta%C3%A7%C3%A3o



Podemos agora ver, como decantar uma mistura heterogénea de água e areia.

Stora 97 (2007). Decantação. Acedido em: 1, abril, 2009: http://www.youtube.com/watch?v=281D2RWtqWM

Filtração

Filtração

Filtração é a operação de separação de um sólido de um líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio poroso capaz de reter as partículas sólidas.

Wikípedia (2009). Filtração. Artigo em: 1, abril, 2009: http://pt.wikipedia.org/wiki/Filtra%C3%A7%C3%A3o



Podemos assim ver, como proceder para filtrar um sólido disperso num líquido.

Stora 97 (2007). Filtração. Acedido em: 1, abril, 2009: http://www.youtube.com/watch?v=XklRvVZNk8Q

Filtração por vacum

A Filtração por vacum tem a mesma funcionalidade que a filtração sem vacum, porem a velocidade desta aumenta com o vacum.



Podemos assim ver um vídeo do processo de filtração a vácuo feito no processo de purificação do ácido benzóico por recristalização. A solução é uma solução aquosa de ácido benzóico. A experiência foi feita num laborató...

Superdoghero (2008). Filtração a vacum. Acedido em: 1, abril, 2009:
http://www.youtube.com/watch?v=PTfUVFTtqBU

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Destilação Simples

É um processo que permite a separação de um líquido de uma substância não volátil (tal como um sólido, p.ex.), ou de outro(s) líquido(s) que possue(m) uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de 80o C. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível - é uma técnica rápida, fácil e, se respeitado seus limites, eficaz.

Wikípedia (2009). Destilação. Acedido em: 1, abril, 2009: http://pt.wikipedia.org/wiki/Destila%C3%A7%C3%A3o



Neste exemplo mostra-nos um procedimento ilustrado de uma destilação simples. Foi colocado água com corante azul. Ao final do processo, pode-se ver a água transparente e límpida.

Pryderi (2006). Destilação. Acedido em: 2, abril, 2009: http://www.youtube.com/watch?v=GHPIw4tkZSU

Jogo da Descoberta dos Pares


Os elementos estão aos pares e todos escondidos. Escolhe um elemento e tenta descobrir o seu par. Se errares, mostra e esconde o elemento errado aplicando-te uma penalização. Se acertares, podes escolher um novo elemento e assim sucessivamente até completares o quadro. O tempo não perdoa! Põe a memória a funcionar!


Softciencia (2003). Adivinha sobre a Tabela Periodica. Acedido em: , abril, 2009: http://nautilus.fis.uc.pt/cec/jogostp

Jogo dos Elementos II

Este jogo é semelhante ao “Jogo dos Elementos II”, mas um pouco mais difícil. Experimenta!

Sofciência (2003). Jogos Sobre a Tabela Periodica. Acedido em: 1, abril, 2009: http://nautilus.fis.uc.pt/cec/jogostp/jogos/elementos2/index.html

Jogo dos Elementos I

Tenta descobrir o elemento químico, com base nas pistas que te dão. Por cada pergunta que fizeres ao computador ou cada elemento mal escolhido irão “custar-te” penalizações. Mas é preciso uma boa pontuação!

Softcência (2003). Jogos Sobre a Tabela Periodica. Acedido em: 1, abril, 2009: http://nautilus.fis.uc.pt/cec/jogostp/jogos/elementos1/index.html

Adivinhas sobre a Tabela Periódica


Neste jogo terás de adivinhar qual é o elemento químico relacionado com cada quadra, seleccionando o elemento correcto. Se errares aplica-te uma penalização temporal. Presta atenção à contagem parcial que aparece entre adivinhas. Ganha quem conseguir o menor tempo no final.

Softciência (2003). Adivinhas sobre a tabela periodica. Acedido em: 1, abril, 2009: http://nautilus.fis.uc.pt/cec/jogostp/jogos/adivinhas/index.html

Processos de Separação de Misturas

O autor neste Power Point, tem como objectivo dar a conhecer a importância dos processos de Separação de Misturas.

Abordando os seguintes temas:
  • Misturas Heterogéneas
  • Misturas Homogénea
  • Cromatografia
Educacional (2009). Processos de Separação de Misturas. Acedido em: 1, Abril, 2009: http://pessoal.educacional.com.br/ui/2600001/1709714/1236902428021.ppt

Processos de Separação de Misturas

Este documento foi realizado pela aluna Ana Baptista, na realização de uma proposta de trabalho da disciplina de Físico Química, na qual o tema abordo foi os Processos de Separação de Misturas.
Os diferentes Processos de Separação de Misturas abordados foram:

  • Separação magnética
  • Separação por sublimação
  • Separação por solução de filtragem
  • Decantação
  • Centrifugação
  • Dissecação
  • Flutuação
  • Cromatografia

Baptista, A. (2007). Processo de Separação de Misturas. Acedido: 1, Abril, 2009: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/fisico_quimica/fisico_quimica_trabalhos/processosseparmisturas.htm

Segurança nos Laboratórios Químicos

Este documento foi realizado pela companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra.
Tem como objectivo alertar para a segurança que é uma responsabilidade colectiva que requer a cooperação de todos os indivíduos de um Laboratório.

Neste documento são abordados os seguintes temas:

  • Protecção pessoal

  • Protecção dos olhos

  • Protecção do corpo

  • Protecção das vias respiratórias

  • Higiene pessoal

  • O armazenamento dos produtos químicos

  • Armazéns

  • Prateleiras

  • Rotulagem dos recipientes

  • Recipientes para armazenamento

  • Armazenamento para compostos químicos

  • Ácidos

  • Bases

  • Inflamáveis

  • Compostos que formão peróxido

  • Compostos reactivos com agua

  • Oxidantes

  • Compostos tóxicos

  • Cilindros de gás

  • Destruição de resíduos

Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (2002). Segurança nos Laboratórios Químicos. Acedido em: 1, Abril,2009: http://sapadoresdecoimbra.no.sapo.pt/Lab.Quimica.htm